sábado, 7 de fevereiro de 2009

TOM - 5 MESES



Fernandinha é uma voraz devoradora de livros. Tom, que nesse exato momento completa 5 meses de seu nascimento, pelo jeito seguirá o mesmo caminho como um belo leitor.

O registro da foto foi feito pela Fê ontem, quando Tom se deliciava com uma belíssima obra do genial Ziraldo.


Parabéns querido Tom! Muitas boas histórias e lindos livros para você!

LAR TRANQUILO, BEBÊ SAUDÁVEL


Estresse na infância pode prejudicar saúde da crianças
Pesquisa mostra que algumas experiências nos primeiros anos de vida podem trazer impactos

Ana Paula Pontes

Estresse não é só coisa de adulto. Um estudo realizado pela Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos, sugere que experiências estressantes na primeira infância podem ter impacto de longa duração na saúde das crianças. A explicação estaria no sistema imunológico que não está totalmente predefinido no nascimento. Segundo Chris Coe, um dos pesquisadores e professor de psicologia, o sistema se desenvolve de acordo com o ambiente em que a criança vive e como é criada.

“O estresse da criança atinge sua saúde e ela fica mais predisposta a ter infecções, além de dor abdominal, cefaleia, tensão muscular, náuseas e problemas para dormir”, explica Márcia Sanae Kodaira, pediatra do Hospital Santa Catarina (SP). Mas não se pode generalizar. “Não podemos dizer que todas as crianças cujos pais se separam terão uma bronquite, por exemplo. Mas há casos daquelas que são internadas por pneumonia ou algum outro problema e ao levantar o seu histórico encontramos algum evento que gerou estresse e serviu como gatilho para a doença”, afirma Rita Callegari, psicóloga do Hospital São Camilo (SP).

Para se ter uma ideia de como o ambiente em que a criança vive influencia em sua vida, até aquela cólica que aparece no bebê em seus primeiros meses já pode sugerir algo além da imaturidade de seu organismo. “Pais estressados geram bebês irritados”, diz Márcia. Segundo a psicóloga, nos primeiros 5 anos de idade, a criança capta tudo o que a cerca. São anos preciosos na formação do seu caráter e personalidade. Se esse período for marcado por eventos negativos o tempo todo haverá prejuízos para a sua formação.

Na medida certa

Acalme-se. Não é qualquer situação que pode prejudicar seu filho. “A pequena frustração só vai fortalecer a criança, fazer com que ela cresça. O que é ruim é o estresse constante”, diz Márcia. Exemplos típicos são o excesso de atividades extracurriculares, cobrança exagerada dos pais, brigas constantes de família em casa. Esses eventos afetam não somente as defesas do organismo, mas também o seu comportamento, tornando-a agressiva e irritada.